terça-feira, 7 de junho de 2011

EDUCAÇÃO: MEC E OS ERROS BÁSICOS

06/06/2011 - 21h15

Postado by JOHN SCOTT

CGU abre investigação sobre livro do MEC com erro de matemática

ANGELA PINHO
DE BRASÍLIA

A CGU (Controladoria-Geral da União) abriu dois procedimentos para apurar o caso dos livros didáticos com erros de matemática e diagramação distribuídos pelo MEC (Ministério da Educação) a escolas rurais.

MEC distribui livro com erro de matemática a 37 mil escolas

Haverá uma sindicância para investigar a eventual responsabilidade de servidores do MEC no caso, como uma possível negligência na revisão da obra, e uma auditoria para apurar o prejuízo aos cofres públicos, que poderá embasar um pedido de ressarcimento.

Há 30 dias para concluir os procedimentos, renováveis por mais 30. Serão ouvidas as autoras e os funcionários da área. O ministro Fernando Haddad (Educação) não deverá ser chamada.

A atuação da CGU foi pedida pelo próprio Ministério da Educação, segundo a pasta, após uma revisão feita por pesquisadores de universidades federais. O ministério também recomendou aos professores que suspendessem a utilização dos livros.

Eles custaram ao MEC R$ 14 milhões, entre produção, impressão e distribuição, e tinham erros como 10-7=4, além de frases incompletas. Uma delas, por exemplo, dizia: "Invente mais três apelidos para a Mônica e explique o".

Ao todo, foram confeccionadas 200 mil coleções, com obras de diversas disciplinas, distribuídas a 37 mil escolas rurais que, segundo o MEC, têm cerca de 300 mil alunos, menos de 1% do ensino público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário