quinta-feira, 29 de abril de 2010

POETAS UNDERGROUND's

POETAS NORTE-AMERICANOS QUE FIZERAM HISTÓRIA

27/04/2010 - 16h02
Galeria Nacional dos EUA exibe fotos do poeta beatnik Allen Ginsberg
Reprodução/National Gallery/Allen Ginsberg

Escritor Jack Kerouac em fotografia de 1953 tirada pelo colega beatnik Allen Ginsberg

A Galeria Nacional americana exibe a partir do próximo domingo a primeira grande retrospectiva fotográfica do poeta Allen Ginsberg (1926-1997), uma das principais vozes do movimento "beat" e também um de seus melhores retratistas.

São 80 retratos em preto e branco. O escritor Jack Kerouac cantando jazz enquanto passeia por Nova York, o também autor William Burroughs seminu na cama, ou o vagabundo Neal Cassidy abraçando sua noiva na porta de um cinema que anuncia o filme "Selvagem" com Marlon Brando.

Fotografias "mais para um público no céu, não na terra", disse sem falta modéstia Ginsberg em 1993, quando os beatniks já eram lenda e suas imagens ou anedotas faziam a obsessão de colecionadores. Ginsberg foi o incentivador de todos eles.

Viviam e com frequência se reuniam em pequenos apartamentos de Nova York, embriagando-se, viajavam incessantemente, usavam drogas em locais exóticos e, acima de tudo, tentavam destruir a literatura americana com um novo estilo, que rendia homenagem aos novos ritmos (beat) do jazz.

Em 1953, Allen Ginsberg era um aspirante a poeta e estudante. Comprou uma câmera de 13 dólares e começou a tirar fotos de tudo, e dele mesmo, entre festas e passeios. Não eram fotos para serem publicadas, e sim para "coletar certos momentos para a eternidade", explicou Ginsberg anos mais tarde.

Mas são também, em grande parte, obras de arte em si mesmas, retratos que se destacam por sua sobriedade e qualidade técnica, segundo Sarah Greenhough, curadora da exposição. "Cada foto tem uma história própria", explicou Greenhough à imprensa nesta terça-feira.

Kerouac recebendo um sermão de Burroughs, pedindo que deixe de viver com a mãe. O poeta Carl Solomon rindo relaxado em sua cama, em um dos raros instantes de alegria, antes de voltar ao hospital psiquiátrico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário